Um estudo confirmou que a exposição ao escape dos motores diesel aumenta o risco de cancro do pulmão e concluiu que algumas cidades portuguesas “altamente poluídas” apresentam níveis de exposição muito elevados. Debra Silverman, autora do estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, refere que algumas cidades altamente poluídas em Portugal, China e México no passado reportaram níveis de exposição aos motores diesel que, durante longos períodos, podem ser comparáveis aos registados por mineiros sujeitos a níveis mais baixos. O escape de motores diesel tem sido classificado como uma provável causa de cancro.
O estudo realizado ao longo de 20 anos, feito pelo Instituto Norte-Americano do Cancro, observou mais de 12.000 trabalhadores em alguns tipos de minas (potássio, cal e outras não metais) e concluiu que os trabalhadores estavam expostos a níveis mais elevados do que a generalidade da população.
Os mineiros mais expostos a este tipo de substâncias apresentavam uma probabilidade três vezes maior de ter cancro do pulmão, comparando com os trabalhadores expostos a níveis menores. Mesmo os trabalhadores com níveis de exposição inferiores tinham um risco 50 por cento mais elevado de contrair a doença, afirmou a epidemiologista. “As nossas conclusões são importantes não só para os mineiros, mas também para os 1,4 milhões de trabalhadores norte-americanos e para os três milhões de trabalhadores europeus expostos ao escape dos motores diesel e para as populações urbanas de todo o mundo”, afirmou Debra Silverman.
Algumas empresas mineiras recorreram à justiça para adiar a publicação das conclusões desta investigação. Um grupo industrial não envolvido no litígio disse que o estudo observou minas que usavam equipamento com décadas e que hoje em dia há muito menos poluição pelos motores diesel. “Os motores diesel e os fabricantes, as refinarias e os produtores de tecnologia de controlo das emissões investiram milhões de dólares em investigação para desenvolver e implementar tecnologias e estratégias que reduzem as emissões dos motores para níveis próximos de zero, garantindo os padrões de ar limpo nos Estados Unidos e em todo o mundo”, afirmou Allen Schaeffer, da Diesel Technology Forum, uma organização sem fins lucrativos.