Atribuído em Portugal pela Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta Contra o Cancro do Pulmão e com o apoio da GLCC e da Lilly Portugal, o prémio “Jornalismo de Excelência” procura destacar anualmente os trabalhos jornalísticos, cujo conteúdo baseado na temática “Cancro do Pulmão e tabagismo”, contribuem de forma significativa para um maior esclarecimento e sensibilização da sociedade. Nesta 2ª edição Portuguesa do “Lung Cancer Journalism Awards” Portugal não quis deixar de participar e atribuiu à jornalista Débora Carvalho do Correio da Manhã e à Paula Rebelo Jornalista da RTP o prémio de “Jornalismo de Excelência” na categoria de imprensa e televisão, respetivamente.
O artigo publicado pelo Correio da Manhã aborda toda uma série de questões ligadas ao Cancro do Pulmão, destacando os dados de um estudo, que lançado pela GLCC em Novembro de 2013, dá conta do conhecimento que os Portugueses têm sobre o Cancro do Pulmão. Ao longo de duas páginas são ainda apresentados dados relativos à evolução da doença, fatores de risco, diagnostico e o testemunho de quem ultrapassou a doença.
Na categoria de televisão o prémio foi atribuído a Paula Rebelo que abordou a importância da cessação tabágica através de uma reportagem realizada no âmbito do projeto “empresas livres de tabaco”.
A concurso ainda estiveram cerca de 20 trabalhos que, tendo sido realizados entre 01 de Novembro de 2011 e 30 de Novembro de 2012 (Mês do Cancro do Pulmão), deram destaque ao tema “Cancro do Pulmão” contribuindo para combater o estigma que existe em torno desta patologia. A seleção dos trabalhos vencedores teve como critérios de avaliação o mérito técnico-científico do trabalho, o grau de originalidade e o impacto / relevância do trabalho na promoção de uma maior formação e sensibilização dos leitores.
Instituído pela Global Lung Cancer Coaliation (GLCC) desde 2006, este é um prémio que procura valorizar o papel da comunicação social na Luta Contra o Cancro do Pulmão e desta forma levar cada um dos países que integram a aliança de associações a selecionar os trabalhos jornalísticos que mais se destacaram, tendo em conta a temática Cancro do Pulmão e tudo o que a ela está subjacente como seja o tabagismo.
Reportagem Correio da Manhã AQUI
Sobre a GLCC (Global Lung Cancer Coalition)
A GLCC é uma aliança mundial que integra cerca de 30 associações, de carácter não-governamental, de 20 países de todo o mundo, com o objetivo comum de combater o estigma existente em torno do cancro do pulmão, defender o direito dos pacientes aos melhores tratamentos e cuidados de suporte, promover uma deteção precoce e promover estilos de vida saudáveis que constituam um fator de prevenção do cancro do pulmão. Fundada em 2001, o GLCC é composto por organizações não-governamentais da Argentina, Austrália, Bulgária, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Holanda, Noruega, Eslovénia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, EUA, Egipto e Portugal.