A Liga Portuguesa contra o Cancro vai abrir uma delegação em Barcelos, numa parceria com a Câmara local, que poupará os doentes ao “desgaste” das deslocações ao Porto, informou hoje fonte municipal. “A partir dessa data, os munícipes dispõem de apoio social e de humanização, essencialmente no sector da prestação de assistência Psico-oncológica”, sublinha a fonte.
A delegação, a instalar no Bairro Barcelos II, em Arcozelo, disporá de uma equipa composta por psicólogos e enfermeiros, que dará assistência aos doentes oncológicos e suas famílias.
Os pacientes serão encaminhados pelos centros de saúde e pelo Hospital Santa Maria Maior. “Com este apoio, a autarquia contribui, acima de tudo, para o bem-estar destes doentes, evitando o desgaste físico, emocional e financeiro que as deslocações ao IPO Porto implicam”, acrescenta a fonte.
Esta parceria visa ainda fomentar iniciativas que aprofundem a colaboração entre as instituições que estarão envolvidas, na área da saúde mental e comunitária e na divulgação de informação sobre o cancro, promovendo a educação relativamente à sua prevenção.
A delegação abre a 25 de Outubro.