Atualidade do cancro do pulmão

França com imagens choque nos maços de tabaco. Portugal mantém mensagens de aviso

Os maços de tabaco vendidos em França passaram a ter imagens chocantes alusivas aos malefícios dos cigarros. Foram escolhidas 14 imagens de uma lista proposta pela Uniäo Europeia que passarão a ocupar 40% do verso do maço de cigarros. Pulmões negros, em alusão ao cancro do pulmão, seringas com cigarros, remetendo para a droga, e uma mulher com uma barriga vazia, em referência à infertilidade são algumas das fotografias que os franceses poderão ter nos maços.
As imagens serão acompanhadas por frases como “fumar pode provocar uma morte lenta e dolorosa”, à semelhança do que já acontece nos cigarros vendidos em Portugal. Os fabricantes de tabaco conseguiram que as imagens ocupem apenas 40% da superfície do maço e sejam colocadas nas costas do pacote, segundo a agência France Press.
As imagens choque nas embalagens de cigarro são já norma em cerca de 20 países. A Organização Mundial da Saúde diz que estas ilustrações “reduzem o número de crianças que começam a fumar”. França tem actualmente cerca de 13,5 milhões de fumadores e estima-se que o tabaco mate 60 mil pessoas por ano.

Em Portugal, os maços de tabaco apenas têm menções escritas sobre os malefícios dos cigarros, como “Fumar mata”, “Fumar prejudica gravemente a sua saúde e a dos que o rodeiam” ou “Se está grávida: fumar prejudica a saúde do seu filho”.
No final do ano passado, um manifesto subscrito por duas dezenas de médicos portugueses defendia que os maços passassem a ter imagens a cores a alertar para os perigos do consumo. “Melhorar a informação do consumidor através da adopção de avisos de saúde com imagens a cores nas embalagens dos produtos de tabaco”, indicava o documento subscrito por especialistas, entre os quais o director geral da Saúde, que foi apresentado no II Congresso Nacional de Saúde Pública.

Termos Legais
Política de Cookies
Siga-nos