Há vários tipos de cancro do pulmão, que se dividem por dois grupos fundamentais, sustentados no aspeto das células ao microscópio. Estes grupos comportam-se de forma distinta no que se refere ao seu desenvolvimento e, por conseguinte, na sua metastização:
Cancro Do Pulmão De Células Não Pequenas
O cancro do pulmão de células não pequenas é o cancro mais comum, perfazendo 75% dos casos de cancro do pulmão. Este tipo de cancro do pulmão geralmente tem um comportamento menos agressivo que o carcinoma do pulmão de pequenas células, e o seu tratamento é de igual modo distinto.
O carcinoma do pulmão de células não pequenas pode ter origem em diferentes tipos de células, pelo que pode ser classificado nos seguintes subtipos:
Em alguns casos, podem coexistir sub-tipos diferentes de cancro do pulmão na mesma biópsia. Noutros casos, o tumor pode ser menos diferenciado e não ser possível classificá-lo num dos sub-tipos acima descritos – neste caso é designado de carcinoma de não pequenas células indiferenciado.
Cancro Do Pulmão De Pequenas Células
O cancro do pulmão de pequenas células corresponde a 15% do total de casos de cancro do pulmão. Este tipo de cancro é mais agressivo, com crescimento mais rápido e metastização numa fase mais precoce.
É conhecido por ser mais responsivo à quimioterapia e radioterapia do que o cancro de células não pequenas, mas com maior risco de crescimento e metastização a curto prazo.
Para saber mais sobre os diferentes estádios no Cancro de Pulmão de Células Não Pequenas e no Cancro do Pulmão de Pequenas Células recomendamos este nosso artigo.