O Director-Geral da Saúde convidou a PULMONALE para participar na reunião de apresentação às Sociedades Científicas da Declaração para uma vida melhor, no próximo dia 3 de Março, quinta-feira, às 10h00, na Sala A do Edifício Tomé Pires do INFARMED, Parque da Saúde – Av.ª do Brasil 53, em Lisboa (convite em anexo).
A Declaração surge de um Manifesto elaborado por um movimento que surgiu em Portugal, com o objectivo de serem introduzidas acções inovadoras, consideradas essenciais para proteger a saúde dos portugueses. Pretende-se congregar todos os esforços tidos como indispensáveis para reverter o crescimento alarmante das doenças crónicas que, no contexto europeu, afectam mais de um terço da população. É fundamental desenvolver as iniciativas de prevenção das doenças crónicas que sejam consideradas essenciais para proteger a saúde dos portugueses, tendo em conta que os investimentos na prevenção são sempre menos dispendiosos do que os aplicados na gestão e tratamento da doença.
Este movimento está em consonância com as Nações Unidas que, em Setembro de 2011, vão realizar uma Cimeira de Alto Nível para debater o problema das doenças crónicas, e com a Organização Mundial da Saúde que criou, em 2008, um Plano de acção global para as Doenças Crónicas, denominado Who 2008-2013 – Action Plan for the Global Strategy for the Prevention and Control of Non Communicable Diseases.
Pela Comissão Organizadora
Os melhores cumprimentos,
Pedro Ribeiro da Silva