Bruxelas vai alterar, até final do ano, a legislação europeia (directiva) sobre tabaco, anunciou a directora-geral para a Saúde da Comissäo Europeia, Paula Testori-Loggi. “A Comissäo Europeia está a preparar legislaçäo sobre os produtos do tabaco, com o objetivo de diminuir a sua atractividade junto dos jovens”, disse a directora-geral, adiantando que “até ano final do ano” deveräo ser apresentadas por Bruxelas novas normas referentes, nomeadamente, às embalagens e ao conteúdo. O cigarro eletrónico será também objecto de regulação, sublinhou Testori-Loggi. “Essa é umas das razöes que nos levou a rever a diretiva, que já tem dez anos”, adiantou.
A responsável comunitária falava numa conferência de imprensa em que foi apresentada uma iniciativa de Bruxelas — à qual a TAP foi a primeira aderente — para incentivar passageiros fumadores a deixarem o tabaco. “A legislação é importante porque o tabaco é um vício”, disse, acrescentando que, segundo uma sondagem Eurobarómetro, em média, 60 por cento dos cidadãos da União Europeia dão o seu apoio a medidas que tornem o tabaco menos visível e atractivo, tais como manter os produtos do tabaco longe da vista nas lojas ou restringir a utilização de aromas e cores atraentes.
O estudo mostra ainda que 33 por cento dos fumadores e ex-fumadores na UE declaram que as advertências relativas à saúde nos maços de tabaco têm ou tiveram impacto sobre as suas atitudes e comportamentos face ao tabagismo.